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PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
16
ago 2015
domingo 16h00 Coro da Osesp
Coro da Osesp: Ragnar Bohlin


Ragnar Bohlin regente
Coro da Osesp


Programação
Sujeita a
Alterações
Johann Sebastian BACH
Der Geist hilft unser Schwachheit auf, BWV 226
Joseph RHEINBERGER
Missa a Oito Vozes em Mi Bemol Maior, Op.109 - Cantus Missae
Mason BATES
Sereias: do Livro de Mateus
Ingvar LIDHOLM
De Profundis
Arvo PÄRT
Sieben Magnificat-Antiphonen
Alfred SCHNITTKE
Cantos de Penitência para Coro: nº 11 e 12
INGRESSOS
  R$ 40,00
  DOMINGO 16/AGO/2015 16h00
Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil
Notas de Programa

Johann Sebastian Bach foi provavelmente o maior compositor alemão do período barroco, celebrizado por cantatas, oratórios, paixões e música instrumental diversa. O moteto Der Geist hilft unser Schwachheit auf [O Espírito Ajuda Nossas Fraquezas] foi composto em 1729 para o funeral de Johann Heinrich Ernesti, reitor da Thomasschule, onde Bach trabalhava. O caráter predominantemente alegre do moteto surpreende, já que, por ser uma reflexão sobre a morte, esperaria-se algo mais austero. O texto vem da Epístola aos Romanos, escrita por Paulo, e fala sobre a intercessão do espírito, que nos ajuda em nossa fraqueza terrena.

 

Josef Gabriel Rheinberger foi um organista alemão requisitado, além de compositor com mais de 200 obras no catálogo. A Missa a Oito Vozes, dedicada ao papa Leão XIII, é uma resposta às doutrinas dos cecilianos, movimento que defendia a simplificação da música sacra, despojando-a das inovações dos últimos dois séculos e sujeitando-a às normas do Concílio de Trento. A Missa apresenta uma escrita antifonal, como a dos compositores venezianos da Renascença, que exploravam efeitos acústicos com dois coros na Basílica de São Marcos. No entanto, sua linguagem harmônica romântica demonstra influências de Bach, Schumann, Mendelssohn e Brahms.

 

Incorporada à União Soviética depois da Segunda Guerra, a Estônia foi submetida às mesmas restrições estéticas dos demais países da Cortina de Ferro. A música sacra foi abolida e a música instrumental deveria se adequar ao perfil do “realismo socialista”, que condenava as técnicas modernas de composição, como o serialismo e a colagem. Depois de ter o seu Credo (1968) banido pelas autoridades soviéticas após a estreia, o estoniano Arvo Pärt mergulhou num profundo estudo da música medieval e renascentista, do qual emergiu com um estilo completamente novo, que denominou de tintinnabuli. Esse estilo, predominantemente sacro, modal e com dissonâncias diatônicas muito expressivas, caracteriza sua produção, incluindo as Sete Antífonas de Magnificat, compostas entre 1988 e 1991 para o Coro de Câmara da Rias, em Berlim.

 

Alfred Schnittke também teve obras censuradas depois que se mudou da Alemanha para a Rússia, onde se graduou no conservatório de Moscou e depois se tornou professor. Deixou inúmeras obras, algumas das quais refletem sua estética “poliestilista”, uma apropriação de vários estilos do passado. Os Salmos de Penitência (1988) fazem parte da produção tardia do compositor, que não exibe mais traços como o humor e a irreverência. Já bastante doente, Schnittke criou uma música austera, introspectiva, mas de forte apelo expressivo.

 

O texto do “Salmo XI” (extraído de uma coleção de escritos russos do século XVI) é uma reflexão de quem “entrou nesta vida de lágrimas como uma criança nua, e como tal irá deixá-la”, alguém desiludido com a fugacidade da vida e encantado com seus prazeres efêmeros. Já o “Salmo XII” é um grande e etéreo vocalise que, ao final, resolve as tensas dissonâncias cromáticas num grande acorde de Ré Maior — uma conclusão que aponta para o eterno.
MARCOS LUCAS é compositor, regente e professor de composição e harmonia na UniRio, onde dirige o grupo Grupo Novo da UniRio (GNU). É doutor em composição pela Universidade de Manchester e pós-doutor em ópera contemporânea pela Universidade de Salford.

 

 

 

 

 

As sereias, míticos seres musicais da ilha de Circe, ocupam um lugar único na literatura. Ao contrário do que acontece com outras criaturas tentadoras, a sedução delas está na arte: seu canto é de uma beleza tão avassaladora que leva os marinheiros à morte nos rochedos.

 

Para muitos, talvez, a música das sereias deve ser lírica, melódica. Meu ciclo de peças joga uma grande rede para explorar as possibilidades da sedução musical [...], bem como as possibilidades dramáticas do tema. Numa das peças, incluí o chamado de Cristo para os primeiros discípulos no Livro de Mateus. Pedro e André, pescando no Mar da Galileia, são abordados por Cristo, que diz uma das frases mais intrigantes (e assombrosas) da história: “Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens”. A música meditativa e altamente estática dos pescadores irrompe quando Jesus fala.
MASON BATES. Tradução de Rogério Galindo.

 

 

 

 


Ingvar Lidholm é um dos compositores mais importantes da Suécia e esteve na linha de frente do modernismo do país por mais de meio século. Prolífico em todos os gêneros, escreveu grandes peças corais ao longo de toda a carreira. A voz humana desempenhou papel importante em sua obra, e composições como Laudi e ...A Riveder le Stelle tornaram-se marcos do repertório a cappella sueco.

 

Com esse foco na voz, além da força dramática de sua linguagem musical, o próximo passo lógico no seu desenvolvimento artístico seria naturalmente a composição operística. De Profundis [Das Profundezas] é uma das duas peças a cappella extraídas da ópera O Sonho, baseada na peça de mesmo nome do dramaturgo August Strindberg. O texto é uma mistura do velho hino do De Profundis intercalado com textos (em sueco) de Strindberg.

 

A música altamente dramática, quase atonal, com muitos elementos polifônicos, combina o respeito de Lidholm pela tradição com uma sensibilidade única e moderna.
RAGNAR BOHLIN. Tradução de Rogério Galindo.

 

 


PROGRAMA


RAGNAR BOHLIN REGENTE

CORO DA OSESP

 

JOHANN SEBASTIAN BACH [1685-1750]
Der Geist hilft unser Schwachheit auf, BWV 226
[O Espírito Ajuda Nossas Fraquezas] [1729]
8 MIN

 

JOSEF RHEINBERGER [1839-1901]
Missa a Oito Vozes em Mi Bemol Maior, Op.109
— Cantus Missae [1878]
- Kyrie
- Gloria
- Credo
- Sanctus
- Benedictus
- Agnus Dei
25 MIN

 

MASON BATES [1977]
Sereias: Do Livro de Mateus [2009]
6 MIN

 

INGVAR LIDHOLM [1921]
De Profundis [Das Profundezas]
7 MIN

 

ARVO PÄRT [1935]
Sete Antífonas de Magnificat [1988-91]
- O Weisheit [Ó Sabedoria]
- O Adonai [Ó Senhor]
- O Sproß aus Isais Wurzel [Ó Filho de Isaías]
- O Schlüssel Davids [Ó Chave de Davi]
- O Morgenstern [Ó Estrela da Manhã]
- O König aller Völker [Ó Rei de Todos os Povos]
- O Immanuel [Ó Emanuel]
13 MIN

 

ALFRED SCHNITTKE [1934-98]
Salmos de Penitência Para Coro: XI e XII [1988]
7 MIN