Temporada 2018
setembro
s t q q s s d
<setembro>
segterquaquisexsábdom
2728293031 1 2
3 4567 8 9
1011 12 13 14 15 16
171819 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
1234567
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRÓXIMOS CONCERTOS
  • Temporada 2018 | Grandes Clássicos
FUNDAÇÃO OSESP PROMOVE CONCERTOS COM RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

Pelo segundo ano consecutivo, alguns concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Sala São Paulo, serão acessíveis a pessoas com deficiência. A programação dá continuidade ao projeto implementado pela Fundação Osesp na Temporada passada e que este ano conta com a parceria da empresa Ver com Palavras.

O próximo concerto do projeto ocorre no dia 7 de outubro, às 11h, e contará com audiodescrição. A entrada é gratuita e extensiva ao acompanhante, mas é preciso reservar os ingressos antes de cada evento.

 

Nessas apresentações, haverá audiodescrição do concerto e do local, disponibilizadas por meio de rádio fornecido ao público pela empresa parceira. O recurso é simultâneo e ao vivo, com informações relevantes à experiência de assistir a um concerto da Osesp na Sala São Paulo.

O projeto traz ainda uma novidade para este ano: no dia do concerto, a Ver com Palavras marcará um ponto de encontro com o público, próximo às saídas de transporte público, a fim de acompanhá-lo no percurso até a Sala São Paulo.

Para acessar as datas dos próximos concerto e saber como se inscrever, clique aqui.

COMPLEXO JÚLIO PRESTES CUMPRE TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇA VIGENTES
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
 
Entre os equipamentos de segurança, estão detectores de fumaça, extintores de incêndio, hidrantes, botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia. 
 
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.
 
Saiba mais e acesse nossos documentos legais, clicando aqui.
SALA SÃO PAULO É SELECIONADA COMO UMA DAS MAIS BELAS SALAS DE CONCERTO DO MUNDO
A Sala São Paulo foi mencionada em uma lista da WQXR, rádio de Nova York especializada em música clássica, que elenca sete belas salas de concerto pelo mundo. A Sala figura ao lado de reconhecidos centros musicais, como a Philharmonie de Paris (França), o Tokyo Opera City Concert Hall (Japão) e a recém inaugurada ElbPhilharmonie (Hamburgo/Alemanha).
 
Em sua descrição, o site relembra a histórica apresentação da Sinfonia da Ressurreição, de Mahler, realizada pela Osesp em 1999, por ocasião da inauguração da sala de concertos.
 
Esta não é a primeira vez que a Sala São Paulo aparece em uma lista como essa. Em 2015, o The Guardian listou as 10 das melhores salas de concerto do mundo e a casa da Osesp também foi escolhida, ao lado de salas que são referência no universo da música sinfônica, como o Boston Symphony Hall (Estados Unidos), a Berlin Philharmonie (Alemanha) e o Musikverein (Viena/Áustria).
 
Confira a lista completa da Rádio WQXR aqui.
 
DOMINGO NA SALA SÃO PAULO

Que tal assistir a um concerto gratuito no domingo? Em quase todos, às 11h, a Osesp ou orquestras parceiras realizam concertos matinais gratuitos na Sala São Paulo. Os ingressos ficam disponíveis na bilheteria do 1º subsolo ou no site da Ingresso Rápido, a partir da segunda-feira anterior ao concerto. 

 
Contudo, além da música clássica, sabia que o prédio da Sala São Paulo abriga muita história? Você pode agendar uma visita monitorada agora mesmo e descobrir muita coisa que já aconteceu por aqui! Durante o passeio, nossos guias contam a  história do edifício que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana no período áureo do café e hoje é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de abordarem  importância da Sala São Paulo como patrimônio histórico e marco da cidade; o processo de restauro e revitalização pelo qual passou no final da década de 90; e o projeto de construção da Sala São Paulo, sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos. Para não perder a viagem, agende ou confirme sua visita antecipadamente.

 
Saiba mais sobre as visitas monitoradas e confira nossa programação completa.
CASA DA OSESP É UMA DAS DEZ SALAS DE CONCERTO SELECIONADAS ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

O jornal britânico The Guardian publicou uma matéria elegendo dez salas de concerto entre as melhores ao redor do mundo, na qual destaca as qualidades acústicas de cada local. O especialista Trevor Cox, professor de engenharia acústica na Universidade de Salford e autor do livro Sonic Wonderland: A Scientific Odissey of Sound, incluiu a Sala São Paulo nessa lista, ao lado de importantes salas, como a Berlin Philharmonie, a Philharmonie de Paris, a Tokyo Opera City Concert Hall e a Grosser Musikvereinssaal, de Viena.


Ele destaca o desafio que foi construir a Sala São Paulo em uma área que era anteriormente o pátio ao ar livre de uma estação de trem; elogia a beleza da sua arquitetura, que aproveita as enormes colunas originais da antiga Estação Júlio Prestes; e explica as características do teto móvel, que permite que a acústica de cada concerto seja ajustada conforme o repertório a ser apresentado.
 
Leia a matéria completa
Saiba mais sobre Trevor Cox
Saiba mais sobre a Sala São Paulo