Teresa Cristina

Teresa Cristina

Teresa Cristina é uma cantora carioca nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha. Desde cedo, Teresa Cristina Macedo Gomes teve sua vida ligada à música. Seus pais foram grandes influenciadores no apurado gosto e o extenso conhecimento musical. Sua vida artística começou em 1997. Neste ano, ela fez um show em homenagem a Candeia, que considera como o início de sua trajetória e logo em seguida, estreava com o grupo Semente, no Bar Semente, da Lapa. Foram cinco anos de shows que tiveram como registro um álbum duplo com composições de Paulinho da Viola, ídolo e uma das principais referências de Teresa.

Entre 2002 e 2015, Teresa lançou nove álbuns e participou de outros sete trabalhos. Uma trilogia em homenagem a grandes sambistas foi seu feito mais importante como cantora em 2016. Teresa canta Cartola foi o primeiro, distribuído pela gravadora Nonesuch Records. Em tempo: Teresa também foi a primeira e única mulher a ganhar um estandarte de ouro de melhor samba enredo, pela Renascer de Jacarepaguá, em 2015, com o enredo Candeia.

No fim de 2020, foi eleita entre as Cariocas do Ano, pela Veja Rio e Artista do Ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Foi condecorada pela Prefeitura do Rio de Janeiro com a Ordem do Mérito Cultural Carioca, a mais alta honraria cultural da cidade. Também recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, no dia 13 de abril, Dia da Mulher Sambista. Em 2021, foi eleita mais uma vez a Artista do Ano. A estatueta foi entregue na primeira edição do Prêmio Rádio Globo – Quem de Música Brasileira. Em agosto, recebeu o Prêmio Faz Diferença, oferecido pelo jornal O Globo e pela FIRJAN, na categoria ELA.

compartilhe: