Renato Borghetti

Renato Borghetti

Detentor do Primeiro Disco de Ouro da Música Instrumental Brasileira, Renato Borghetti é hoje um os instrumentistas mais conceituados e respeitados do Brasil. Versátil, as formações musicais que o acompanham alternam entre duos, quartetos, quintetos e sextetos. Com a desenvoltura que abre sua gaita em um salão de baile ou CTG (onde começou), também circula com naturalidade em salas sofisticadas e festivais instrumentais.

Ele empresta a sonoridade do acordeon gaúcho para as mais diversas formações eruditas, e trabalhos com solistas também são frequentes. Já se apresentou com dezenas de orquestras sinfônicas do país.

Renato Borghetti é frequente atração internacional em festivais do seu instrumento, o acordeon (ou gaita, ou fole, ou sanfona, dependendo da região brasileira) já tendo dividido o palco dentro e fora do pais com mestres como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira e músicos brasileiros como Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal  e os saudosos Dominguinhos e Sivuca.

Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música instrumental gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil.

compartilhe: