Liniker

Liniker

Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, a cantora e compositora Liniker Barros flerta com a arte desde pequena. Ela via a sua mãe e tios em rodas de samba rock, algo que se tornou uma semente que viria a germinar adiante. Estudou na Escola Livre de Teatro, em Santo André, local responsável por mostrar à ela muitas das suas camadas artísticas.

Em 2015, a artista ficou conhecida no Brasil e internacionalmente ao colocar na internet o EP “Cru”, lançado sob a alcunha de Liniker e os Caramelows. De lá pra cá, ela rodou o país e o mundo com turnês, lançou os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019 – indicado ao Grammy Latino).

Em 2021, a artista lançou também o seu primeiro disco-solo, “Indigo Borboleta Anil”, que tem a participação de Milton Nascimento, da Orquestra Jazz Sinfônica, de Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz, entre outros. O álbum recebeu três indicações ao Grammy Latino 2022 e levou o prêmio de “Melhor álbum de música popular brasileira”, tornando Liniker a artista brasileira com mais indicações ao prêmio neste ano e a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy. Além disso, com a turnê do novo álbum, a artista marcou presença na última edição do Rock in Rio, em setembro de 2022, com uma performance emocionante no Palco Sunset.

compartilhe: