Gal Costa

Gal Costa

Gal estreou ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé o espetáculo Nós, Por Exemplo…, que inaugurou em 22 de agosto de 1964 no Teatro Vila Velha, em Salvador. Nesse mesmo ano participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixa Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião. A primeira gravação em disco se deu no disco de estreia de Maria Bethânia (1965): o duo Sol Negro (Caetano Veloso), seguido do primeiro compacto, com as canções Eu vim da Bahia, de Gil, e Sim, foi você, de Caetano — ambos lançados pela RCA, que posteriormente transformou-se em BMG (atualmente SonyMusic) — gravadora à qual Gal retornaria em 1984, com o álbum Profana.

Dentre as realizações dos últimos anos, em 2014 Gal fez uma turnê de sete shows em homenagem a Lupicínio Rodrigues, pelas principais capitais brasileiras, dentro do Projeto Natura Musical. Em 2015, lançou Estratosférica, de canções inéditas, pela gravadora Sony Music. O CD teve direção artística de Marcus Preto e foi produzido por Moreno Veloso e Alexandre Kassin, com músicas de Mallu Magalhães, Marcelo Camelo, Céu, Antonio Cicero, entre outros.

No final de 2017, Gal Costa se juntou a Gilberto Gil e Nando Reis para o projeto Trinca de Ases. O trio gravou um dos shows ao vivo que foi lançado no primeiro semestre de 2018 e virou uma turnê pelo Brasil e por algumas cidades da Europa.

O ano de 2018 foi marcado também por mais um lançamento de Gal. O projeto A Pele do Futuro teve inspiração na disco music dos anos 70 e reuniu canções inéditas de Gilberto Gil, Emicida, Nando Reis, Guilherme Arantes, Adriana Calcanhotto, entre outros, além das participações especiais de Maria Bethânia e Marilia Mendonça. O álbum se transformou num DVD, gravado em março de 2019, na Casa Natura, e foi lançado em setembro do mesmo ano pela Biscoito Fino. A partir de então, Gal Costa seguiu viajando o Brasil com a turnê.

compartilhe: