Fafá de Belém

Fafá de Belém

Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música Filho da Bahia, cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.

Em 2020, a cantora completou 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, dentro e fora do Brasil. Já gravou mais de 30 álbuns, entre CDs, DVDs e EPs, além de participações em coletâneas de sucesso e outros artistas. A intérprete já recebeu algumas das maiores honrarias e premiações relacionadas ao mundo artístico brasileiro, como os troféus de Melhor cantora e Melhor Álbum, na categoria popular, no ano 2016, do Prêmio da Música Brasileira. Em 2018 foi novamente indicada, na categoria de Melhor DVD.

Entre os feitos que sua carreira proporcionou está a participação ativa no processo de redemocratização do Brasil, o que deu a ela o codinome de Musa das Diretas, por sua participação nos movimentos populares contra a ditadura militar. Fafá foi a única artista a participar de todos os comícios pelas Diretas Já, em prol do retorno à democracia.

compartilhe: