Temporada 2024
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
123 4 5 6 7
8 9101112 13 14
151617 18 19 20 21
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
20
mai 2018
domingo 11h00 Concertos Matinais
Matinais: Osesp e Alsop


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Marin Alsop regente


Programação
Sujeita a
Alterações
Pyotr Il'yich TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº 6 em si menor, Op.74 - Patética

 

Este concerto conta com recursos de acessibilidade (Áudiodescrição). Para inscrições e mais informações, clique aqui.

INGRESSOS
  Gratuito
  DOMINGO 20/MAI/2018 11h00
 

Distribuição gratuita de ingressos a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo.
Ingressos limitados a quatro por pessoa. 
Devido à grande procura, recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos.


Informações: T 55 11 3223 3966.

Sala São Paulo
São Paulo-SP - Brasil

ATENÇÃO!

Confira aqui as rotas de trânsito na região por ocasião da Virada Cultural.

 

Notas de Programa

PYOTR IL’YICH TCHAIKOVSKY [1840-93]

Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op.74 - Patética [1893]

ADAGIO. ALLEGRO NON TROPPO. ANDANTE

ALLEGRO CON GRAZIA


ALLEGRO MOLTO VIVA

CE
FINALE: ADAGIO LAMENTOSO

46 MIN

 


TCHAIKOVSKY

Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op.74 - Patética


Com formação cristã, Tchaikovsky também viu na doutrina de São Tomás de Aquino um caminho para unir sua fé aos seus questionamentos filosóficos. A última de suas seis sinfonias, Patética, foi estreada nove dias antes de seu falecimento precoce aos 53 anos — Stravinsky esteve presente no concerto e no velório —, deixando sobre ambas uma aura de mistério.


Tchaikovsky morreu oficialmente de cólera, que contraiu pela ingestão (talvez proposital) de água contaminada. A teoria do possível suicídio baseia-se na perseguição que sofria por sua homossexualidade, então materializada em uma acusação que poderia levá-lo ao exílio na Sibéria. A música é repleta de silêncios que, metaforicamente, ainda ecoam nos dias de hoje.

 

Considerada pelo compositor como sua melhor e mais sincera obra (1), a Sinfonia nº 6 foi concebida rapidamente a partir de uma ideia programática preexistente (2), não publicada: a oposição entre vida e morte, talvez aludindo à adequação ou inadequação social de Tchaikovsky às constrições da época. O título Patética, adicionado após a estreia, remete à ideia de apaixonante — se no sentido literal ou figurativo de impulso à vida, não sabemos.


O início lúgubre, protagonizado pelo fagote, silencia para dar lugar a motivos animados das cordas. O primeiro movimento cresce para um clímax colossal, citando um tema da liturgia de réquiem ortodoxa, e se desfaz paulatinamente. O segundo movimento inspira-se nos minueto-trios mozartianos, e o terceiro é um tour de force contínuo. O caráter pungente do quarto movimento vem inspirando alusões à premente morte do compositor, especialmente pelo decrescendo pesaroso que silencia após um pianíssimo quase inaudível no final. Podemos imaginar, contudo, que ali a música se esvanece para continuar a soar em outras paragens, daqui incompreensíveis.

 

1. BROWN, David. Tchaikovsky: The Man and His Music. Faber & Faber, 2007, versão digital.


2. Tchaikovsky concebera a ideia para uma sinfonia que nunca se concretizou, reaproveitando parte dos materiais no Concerto para Piano nº 3.


JÚLIA TYGEL é pianista e professora na Faculdade de Música Souza Lima

e na EaD da UFSCar.
 É doutora em música pela USP com estágio

na City University of New York, como bolsista CAPES/Fulbright.