PYOTR IL’YICH TCHAIKOVSKY [1840-93]
Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op.74 - Patética [1893]
ADAGIO. ALLEGRO NON TROPPO. ANDANTE
ALLEGRO CON GRAZIA
ALLEGRO MOLTO VIVA
CE
FINALE: ADAGIO LAMENTOSO
46 MIN
TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op.74 - Patética
Com formação cristã, Tchaikovsky também viu na doutrina de São Tomás de Aquino um caminho para unir sua fé aos seus questionamentos filosóficos. A última de suas seis sinfonias, Patética, foi estreada nove dias antes de seu falecimento precoce aos 53 anos — Stravinsky esteve presente no concerto e no velório —, deixando sobre ambas uma aura de mistério.
Tchaikovsky morreu oficialmente de cólera, que contraiu pela ingestão (talvez proposital) de água contaminada. A teoria do possível suicídio baseia-se na perseguição que sofria por sua homossexualidade, então materializada em uma acusação que poderia levá-lo ao exílio na Sibéria. A música é repleta de silêncios que, metaforicamente, ainda ecoam nos dias de hoje.
Considerada pelo compositor como sua melhor e mais sincera obra (1), a Sinfonia nº 6 foi concebida rapidamente a partir de uma ideia programática preexistente (2), não publicada: a oposição entre vida e morte, talvez aludindo à adequação ou inadequação social de Tchaikovsky às constrições da época. O título Patética, adicionado após a estreia, remete à ideia de apaixonante — se no sentido literal ou figurativo de impulso à vida, não sabemos.
O início lúgubre, protagonizado pelo fagote, silencia para dar lugar a motivos animados das cordas. O primeiro movimento cresce para um clímax colossal, citando um tema da liturgia de réquiem ortodoxa, e se desfaz paulatinamente. O segundo movimento inspira-se nos minueto-trios mozartianos, e o terceiro é um tour de force contínuo. O caráter pungente do quarto movimento vem inspirando alusões à premente morte do compositor, especialmente pelo decrescendo pesaroso que silencia após um pianíssimo quase inaudível no final. Podemos imaginar, contudo, que ali a música se esvanece para continuar a soar em outras paragens, daqui incompreensíveis.
1. BROWN, David. Tchaikovsky: The Man and His Music. Faber & Faber, 2007, versão digital.
2. Tchaikovsky concebera a ideia para uma sinfonia que nunca se concretizou, reaproveitando parte dos materiais no Concerto para Piano nº 3.
JÚLIA TYGEL é pianista e professora na Faculdade de Música Souza Lima
e na EaD da UFSCar.
É doutora em música pela USP com estágio
na City University of New York, como bolsista CAPES/Fulbright.